Proposta Educacional das Escolas Calvarianas

Proposta Educacional das Escolas Calvarianas - Princípios Filosóficos - Metodologia

As Escolas Calvarianas têm seu projeto Educativo fundamentado na Pedagogia de Jesus Cristo, nos princípios deixados pelo fundador Pe. Pierre Bonhomme; nos documentos da Igreja Católica; nos documentos da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Calvário atualizados para o sexênio 2012 a 2018; na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e nos quatro pilares da educação segundo a UNESCO: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, objetivando o desenvolvimento do Saber: saber fazer, saber ser e saber discernir. Diante do processo de mudanças sociais, políticas e de mudanças do mundo e, atualmente em face às nova exigências da Legislação Educacional, das novas Diretrizes de Evangelização, o projeto busca assegurar a identidade de nossas Escolas Calvarianas que se traduz na formação integral e integrada da pessoa humana, visando o desenvolvimento dos valores éticos e cristãos. Nosso Projeto Educativo solidifica a certeza de que estamos seguros em nossas raízes de educar, orientados pelo Carisma Calvariano e pelos princípios de  Bondade e Firmeza, deixados pelo fundador, o educador Pe. Pierre Bonhomme.

O Projeto Educacional Calvariano é também o projeto de cada família e comunidade que se identificam com as Diretrizes da Educação Calvariana e o propósito de educar para a vida e com valores cristãos.

Diante disso, as Irmãs Calvarianas têm como projeto Educativo convocar a comunidade, educandos, educadores, funcionários, leigos calvarianos e colaboradores para serem capazes de articular um sentido para a globalidade da existência. Assim, como o carisma, a educação está a serviço da vida e da esperança, já que é por meio da liberdade vocacionada que se pode aflorar o próprio ser, desenvolvendo um projeto de vida voltado para o compromisso do exercício da cidadania.

Ideário

Educar a pessoa com Bondade e Firmeza, baseando-se nos valores cristãos, visando a transformação da sociedade.

Missão

Formar pessoas, considerando as dimensões humana, espiritual, social, emocional e cognitiva, visando o respeito a si e ao outro, a dignidade humana, a liberdade, a responsabilidade e autonomia, em defesa da vida, na esperança de uma transformação de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna.

Visão do Homem

Compreendemos o ser humano como imagem e semelhança de Deus, ou seja, um ser ativo, relacional, criativo e em constante processo de transformação.

Visão da Sociedade

Interpretamos a sociedade como um grupo de pessoas com objetivos comuns, que mantém entre si uma relação de interdependência, sendo norteada por normas e regras. Acreditamos na influência da sociedade sobre o ser humano e em sua capacidade para transformá-la.

Visão da Educação

Entendemos que a educação é um processo dinâmico que se dispõe a integrar o ser humano em todas as suas dimensões, favorecendo a maximização de seu potencial, tendo em vista o desenvolvimento pessoal e social.

Princípios Filosóficos

Nossa filosofia tem como base os princípios éticos e cristãos que se referem à nossas escolas como uma grande família, favorecendo o desenvolvimento do exercício da cidadania, da solidariedade e da consciência ecológica, formando para o cultivo dos sonhos, esperanças e liberdade. Buscamos contribuir para a construção de uma sociedade que objetive e avalie o todo, superando os desequilíbrios, valorizando o direito à vida com dignidade, de forma que proporcione a todos, condições básicas de sobrevivência.

As escolas de Educação Calvariana fornecem meios para formar pessoas geradoras da paz e justiça, frente a uma sociedade marcada pelo individualismo, violência e falta de amor. Apresentamos a imagem de Deus como Pai e Mãe de misericórdia, que nos ama como seus filhos e filhas e que nos quer felizes na comunhão entre irmãos. Para tanto, nos valemos da Palavra de Deus e do carisma Congregacional como uma resposta capaz de criar e transformar.

Fale Conosco

Rua Jaguari, 364 - Bosque da Saúde    
CEP 04137-080 - São Paulo - SP    
Fones: (011) 2276-1177 / 2276-1280 / 2276-1800 
 

Localização

Sistema de Ensino