Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

O pré-requisito para a matrícula da criança é completar a idade-limite necessária até o dia 30/06 do ano letivo.

Maternal
Idade: a partir de 1 ano e 6 meses

O Maternal apresenta em sua proposta pedagógica duas fases distintas. Na 1ª fase o objetivo principal é introduzir a criança no universo social, favorecendo o desenvolvimento da linguagem, coordenação motora e a retirada das fraldas. Na 2ª fase enfatizamos o exercício da autonomia, estruturas básicas do pensamento e da formação da identidade. Em ambas as fases o trabalho pedagógico e educacional é intenso, considerando as características e potencialidades de cada criança.

Infantil I
Idade: 4 anos
O Infantil I marca uma importante passagem na primeira infância da criança porque a criança nessa fase é incentivada a ser mais autônoma, já que a indecisão entre ser bebê ou criança grande é evidente. É a primeira transformação, trazendo ao grupo uma fantástica necessidade de conhecer como e os porquês as coisas acontecem.De acordo com essas características, na OEMAR, o processo pedagógico enfatiza o crescimento do vocabulário, estruturação do pensamento, formação ética e da identidade da criança como ser social, da comunicação escrita (letramento) do meio físico e das produções humanas. Considerando as potencialidades da faixa etária concluímos que é a melhor fase para conscientizar a criança de que a  nossa individualidade depende da responsabilidade das ações coletivas. A estratégia utilizada é a exploração de todas  as formas de expressão por meio de atividades lúdicas e significativas para a criança.

Infantil II
Idade: 5 anos

O Infantil II compreende que essa fase traz à criança uma visão e conhecimento pedagógicos mais ampliados e refinados. Consideramos que nessa série a criança já possua autonomia e conhecimento do mundo como um todo. Seu raciocínio verbal e matemático está apto ao trabalho preparatório da alfabetização e dos conceitos matemáticos. Nessa faixa etária enfatizamos o trabalho  fonêmico das vogais, consoantes e palavras presentes no vocabulário da criança. O processo de letramento (ou alfabetização fonêmica) acontece de forma paulatina, auxiliando a criança na superação das trocas na fala, comuns até esta faixa etária. O Infantil II trabalha, além pedagógico na área de matemática e letramento, o Projeto Eu Sou Assim, que ajuda a criança a se reconhecer como pessoa na família, na escola e na sociedade. A coordenação motora fina também é estimulada, pois a fase já permite um trabalho eficaz para esse desenvolvimento.O trabalho pedagógico e educacional é profundo e responsável, pois prepara a criança para a alfabetização e para uma assimilação real dos símbolos e sons do alfabeto, evitando a reprodução aleatória de exercícios sem contextualização.

1º ano - Fundamental I
Nesta fase a criança já está preparada para a alfabetização, para a apresentação formal do alfabeto, de todas as sílabas simples e algumas sílabas complexas. O trabalho é feito de forma responsável e contextualizada, incentivando a criança a sentir prazer na aprendizagem de novos conceitos. Os projetos dessa faixa etária, bem como estratégias pedagógicas, respeitam a faixa etária que necessita de um ambiente lúdico. Por essa razão, o prédio do Infantil mantém instalações e projetos originalmente criados para acolher os educandos dessa série.O incentivo à leitura e ao conhecimento de mundo permeia as atividades das áreas de conhecimento pertinentes ao planejamento escolar, contribuindo para a formação da identidade e independência, necessárias no Ensino Fundamental I.

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