A retirada de fraldas no Infantil da OEMAR

A retirada de fraldas no Infantil da OEMAR

                                                                                              

                                                                                       A retirada de fraldas no Infantil da OEMAR

 

A retirada das fraldas inicia-se, aproximadamente, aos 18 meses, pois nessa fase já é possível iniciar os primeiros procedimentos. No início esperamos a completa adaptação e socialização da criança no novo ambiente, a “hora certa” e o tempo necessário de cada uma. Os sinais mais comuns de que a criança já está preparada para essa nova fase é observada por meio da demonstração de incômodo que a fralda proporciona ou quando, na hora da troca, a criança apresenta-se seca: é uma maneira de a criança mostrar que os esfíncteres estão começando a ser controlados.
Nesta etapa, a educadora inicia o processo de familiarização com o vaso sanitário, envolvendo muito afeto, diálogo e paciência. O que nos facilita essa tarefa é o fato do ambiente ser adequado para esse momento. De acordo com os procedimentos, as crianças ficam sentadas por, no máximo 15 minutos, acompanhados pela educadora que os mantém atentos com conversas sobre o assunto, mostrando que está por perto para ajudar e esperá-los quando terminassem. Os objetivos são atingidos gradativamente com muito humor e estratégias pedagógicas e educacionais.
A Coleção de livros da Ninoca, editora Ática, enriquece as rodas de conversa em sala de aula. Com sua simpatia a ratinha Ninoca conquista todos os leitores, além de ensinar muitas atitudes e comportamento para essa faixa etária. O texto é apresentado de forma adequada à faixa etária, com ilustrações colorida e simples e com isso, a ratinha Ninoca ensina como devemos usar o banheiro.
O próximo passo é iniciar a mesma estratégia em todos os ambientes que a criança convive, por isso, os pais são orientados a iniciar essa parceria, já que a escola propôs a conquistar a confiança e coragem necessárias das crianças. Nesse momento, as trocas de roupa acontecem com maior frequência em casa e na escola, observamos que é necessário que haja um reserva de roupas precisa na escola.
Demonstrar confiança e alegria, de forma descontraída e adequada, ajuda muito, por isso, recomendamos que durante esse processo a família não retroceda, colocando fraldas durante o dia. Ao invés disso, sugerimos que a criança seja colocada no vaso em intervalos mais curtos. Vale colocar redutores e banquinhos para aparar os pés, pois os pequenos, ainda, têm medo de cair dentro do vaso.
Também orientamos que durante as viagens as paradas sejam obrigatórias. Com paciência, compreensão, firmeza e persistência alcançaremos os objetivos necessários para o bom desempenho desse processo de familiarização e novo comportamento.
                                    
Dica: curtir essa fase é importantíssimo!

Fale Conosco

Rua Jaguari, 364 - Bosque da Saúde    
CEP 04137-080 - São Paulo - SP    
Fones: (011) 2276-1177 / 2276-1280 / 2276-1800 
 

Localização

Sistema de Ensino